quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia do Estudante!

Colegas,
Em agosto já voltamos com o Dia dos Estudantes batendo a porta. Quase não temos tempo para planejar nada. Por isso resolvi dar umas dicas. Confessor, retireias de alguns blogs também!
Mas muitas atividades foram realizadas em escolas onde trabalhei.
Aos meus alunos e ex alunos que sempre serão a minha alegria, os meus agradecimentos por ter me ensinado tanto!!!

Dia do Estudante... Por quê?

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Sugestão de atividades:

Peça a alguém que eles julguem ser bem importante em sua cidade e peça-@ para escrever-lhes algo bem interessante sobre sua vida enquanto estudante e cole na capa de um caderno que a escola doará a eles. Junto com esta mensagem que estará assinada, cole nas outras folhas mensagens que os professores escreveram para eles.
É importante que noss@s alun@s saibam que, todas as pessoas importantes ou que estão bem empregadas passaram pelo banco de uma escola e hoje são exemplos para eles.


Presenteie!
Não há nada demais em dar uma lembrancinha ou montar um pequeno almoço ou coquetel. Aproveite esses momentos para estar dando alguns conselhos, por exemplo:
Não importa o que se ganha, mas o que te fez ganhar aquilo. Se você realmente mereceu, o tempo e recurso que a escola dispos para que aquele momento se tornasse realidade, como podemos nos comportar à mesa... Faça de todos os momentos um grande aprendizado!

Gincana
É sempre bom e eles adoram. Você pode pedir ajuda ao professor de educação física se quiser fazer uma atividade em área verde. Também pode contar com outros professores para elaborarem atividades pertinentes a outras disciplinas. Fazer um campeonato de pergutas e repostas, por exemplo é sempre instigante... e eles estarão demonstrando que aprenderam bem o que lhes foi passado na sala de aula.

Doações, movimentos de cidadania...
Convidar seus alunos a fazer algo pela sociedade é interessante. Eles estarão se divertindo (pois sair em grupo é sempre legal) e em horário de aula, como num mutirão, todos farão algo pelo meio ambiente, pelos necessitados, um "fora dengue"... algo que a comunidade no entorno esteja precisando naquele momento.

PROFESSOR, GESTOR, ESPECIALISTA!!!
NÃO PERCA UM SÓ MINUTO PARA MOSTRAR AOS ALUNOS QUE "TUDO NA VIDA É APRENDIZAGEM" Isto deve partir de cada um de nós, pois "as palavras convencem e os exemplos arrastam"

Um comentário: