sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Conflito na Palestina - Aula de Goegrafia.

Mais novo desafio de Geografia do Portal Educacional Clickideia convida estudantes do Ensino Médio a aprofundarem seu conhecimento sobre Israel e Palestina

Os confrontos entre Israel e Palestina frequentemente se destacam na pauta jornalística, chamando atenção para uma região do globo que, embora sagrada para cristãos, judeus e islâmicos, parece inevitavelmente fadada ao medo e à violência. Em virtude dos mais recentes enfrentamentos ocorridos na Faixa de Gaza, um estreito trecho de território palestino que faz divisa com Israel, calcula-se que mais de duas mil pessoas tenham morrido no ano de 2014. Entre os mortos, enorme proporção é de civis, incluindo centenas de idosos e crianças. Embora esses números sejam extremamente recentes, suas causas remetem a quase incontáveis séculos de disputas, quer entre pequenos povos, quer entre grandes potências.

Localizada no Oriente Médio, mais precisamente entre a costa oriental do Mediterrâneo e as margens do Rio Jordão, a região da Palestina compreende um trecho estreito de terra favorável à passagem entre a África e a Ásia. A área foi palco de um grande número de conquistas pelos mais variados povos, de milhares de anos atrás até os dias de hoje. Na Antiguidade, a região foi submetida ao domínio de potências, tais como a assíria, a babilônica, a persa, a helenística, a selêucida e a asmoneana. No ano 63 a.C., adveio o domínio romano sobre a Palestina, então habitada pelos hebreus, que tinham como capital a cidade de Jerusalém. Daí em diante, seria necessário transcorrer aproximadamente dois mil anos até que houvesse um novo Estado judeu independente no Oriente Médio, evento desenrolado em 1948, pouco depois do fim da II Guerra Mundial, com a declaração da independência de Israel.

O desafio será de extrema utilidade para os participantes do Enem e dos vestibulares de final de ano
Essas e muitas outras informações históricas e atuais estarão disponíveis para os estudantes do Ensino Médio que participarem do mais novo desafio de Geografia promovido pelo Portal Educacional Clickideia. Disponível entre os dias 13 de outubro e 3 de novembro, o desafio também testará o conhecimento dos estudantes sobre a partilha da Palestina, os monumentos de Jerusalém e as repercussões políticas da I Guerra Mundial para a região, entre vários outros aspectos, que certamente também serão de extrema utilidade para os participantes do Enem e dos vestibulares de final de ano. Além disso, os três primeiros alunos que concluírem o desafio serão premiados. O primeiro colocado ganhará um tablet; o segundo, um smartphone; e o terceiro, uma máquina fotográfica.

Para participar, basta acessar a área de Desafios na página inicial do Portal Educacional Clickideia entre os dias 13 de outubro e 3 de novembro de 2014. Divulgue mais esse Desafio entre seus amigos e professores: não perca essa oportunidade de aprender, se divertir e concorrer a prêmios!


Créditos: Click Ideia - 
http://www.clickideia.com.br/sg/clicknews.php?hash=nVPf6b44gjTYsTmo3YQPAi4GSiUz1Kdgzn0xfD0eaLU=&

Nenhum comentário:

Postar um comentário